O evento está sendo produzido por estudantes da UnB pertencentes a vários povos indígenas.

Escrito por Yago Sales

Nas comunidades indígenas, o que eles vestem acaba por expressar como se veem ou querem ser vistos. As pinturas, adereços, vestimentas transmitem a noção de estética que permite valorizar a identidade deles, o que gera um sentimento de pertencimento étnico-cultural diante da sociedade atual, na qual ainda são invisibilizados.

Pensando nisso, os estudantes indígenas Clecildo de Souza Santos, Poran Potiguara e Rayanne Cristine Máximo França, naturais dos povos Funi-ô, no interior de Pernambuco; Potiguara, da Paraíba; e Baré, do Amazonas, respectivamente, ofereceram a oficina: “Yatake, Yatjoke - roupas ao nosso estilo”, com o intuito de despertar uma concepção acerca da diversidade cultural do ser indígena através da confecção de camisetas com as simbologias de diferentes povos indígenas.

Na foto, da esquerda para a direita: Geracy Aicuna, do povo Tikuna; e Clecildo de Souza Santos, um dos idealizadores do projeto.

Créditos: Evelyn Dias

As roupas confeccionadas durante a oficina farão parte de uma exposição aberta a toda comunidade, a realizar-se no dia 05 de dezembro, às 15h, no Centro de Convivência Multicultural dos Povos Indígenas da Universidade de Brasília (Maloca).

O projeto é fomentado pelo Edital Arte e Cultura da Diretoria de Organizações Comunitárias, Cultura e Arte (DOCCA/DAC), que selecionou o total de 23 projetos culturais a serem desenvolvidos nos quatro campi até o final do primeiro semestre de 2019. A oficina “Yatake, Yatjoke” recebeu do edital um valor de R$ 7 mil reais, que foi utilizado para adquirir máquinas de costura profissionais e comprar tecidos usados nas atividades.

“O edital é bom, pois possibilita à comunidade acadêmica conhecer as diversas culturas presentes na Universidade, sabemos que a Maloca existe como um espaço de convivência indígena, mas pretendemos ir além, desconstruir a ideia de que todo índio é igual”, afirma Poran Potiguara.

Exposição Yatake, Yatjoke - roupas ao nosso estilo

Local: Centro de Convivência Multicultural dos Povos Indígenas da UnB (Maloca), na Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro.

Dia: 05 de dezembro

Realização: UnB/DAC/DOCCA.