Os editais são destinados a estudantes da assistência estudantil com execução prevista  para 2019.

A Diretoria de Organizações Comunitárias, Cultura e Arte (UnB/DAC/DOCCA) lança os Editais de Oficinas Comunitárias e de Arte e Cultura, edição 2019, com a execução dos projetos prevista para o primeiro semestre do próximo ano.

As inscrições para ambos os editais iniciam-se no dia 05 de dezembro de 2018 e vão até o  dia 08 de fevereiro de 2019. Para concorrerem os proponentes precisam ser estudantes assistidos pela Diretoria de Desenvolvimento Social (UnB/DAC/DDS), por meio dos programas de assistência estudantil da Universidade de Brasília. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., contendo as informações solicitadas nos editais.

Os recursos para a realização dos projetos são provenientes do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Em 2018, as Oficinas Comunitárias contaram com 11 projetos executados, dentre eles, o Musicart, que, além de ter doado cinco violões para o campus da Ceilândia com o dinheiro recebido pelo edital, proporcionou aulas de noções básicas de violão para a comunidade acadêmica e para o público externo.

Já o Edital Arte e Cultura em 2018 contou com 23 projetos. Dentre eles, o Planalticine, que vem promovendo cineclubes no campus de Planaltina e em espaços culturais da cidade, abordando temáticas de valorização à diversidade associada à formação de repertórios culturais, por meio da interação entre a comunidade acadêmica e a comunidade local.  “Através do edital e do auxílio financeiro proporcionado por ele conseguimos perpassar os muros da Universidade, promovendo saraus e encontros entre as comunidades acadêmica e local”, afirma Lys Guevara, uma das proponentes da atividade. “A comunidade local é historicamente marginalizada e esquecida, um exemplo disso é que a cidade não possui nenhuma sala de cinema, sendo esse projeto o primeiro cinema móvel de Planaltina”, relata.

Para quem deseja propor algum projeto, a DOCCA disponibiliza material explicativo sobre como elaborar uma atividade cultural disponível aqui.

Serviço:

Inscrições: de 05 de dezembro de 2018 até 08 de fevereiro de 2019.

Previsão do resultado: 15 de fevereiro de 2019.

Edital nº 02/2018 - Oficinas Comunitárias

Edital nº 03/2018 - Arte e Cultura nos Campi

Material explicativo: como funcionam os editais?